Clínica Veterinária do UNIDESC atua próximo ao CAIS O local oferece atendimentos de baixo custo

Por Priscylla, ASCOM - UNIDESC 12/04/2018 - 10:13 hs
Foto: Ilustrativa/Internet

O Brasil é o quarto país do mundo com mais animais de estimação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, são cerca de 132 milhões de bichanos que fazem parte do ambiente doméstico.

Funcionando desde 2014 a clínica veterinária do UNIDESC fica localizada na Fazenda Escola, próximo ao Hospital Cais. Oferecendo os principais atendimentos veterinários como clinica, cirurgia, ortopedia, odontologia, laboratório, raios-X e ultrassom em animais de grande e pequeno porte, o local chega a receber até sete casos por dia.

A estudante do quinto semestre de Medicina Veterinária e estagiária da clinica, Natália Carvalho, comenta que a procura decaí com a aproximação do final do mês e por muitas pessoas não conhecerem os serviços. ‘’No começo do mês a gente chega a atender até sete casos, porém com a chegada do fim do mês o número cai para três ou quatro atendimentos’’conta.

É o caso do Alberto Campos que visita o local pela primeira vez em busca de atendimento para seu cachorro. ‘’Agora que a gente tomou conhecimento desse estilo de ajuda para os cães. Então buscando informações descobrimos esse consultório. Através de ligações e recomendação de outra veterinária nós viemos para cá, então para nós é ótimo, até porque facilita para quem não tem condições, ameniza mais. ’’ relata.

Baixo custo

Uma das principais vantagens para quem busca atendimento é o preço. Na clinica veterinária UNIDESC o valor chega ser até 50% mais barato do que as das clinicas comuns. ‘’A consulta aqui é 40 reais, em outras clinicas do Valparaíso você encontra só a consulta de até 80 reais. Muita gente gosta de animais, porém não tem uma situação financeira totalmente estável. Aqui você tem uma acessibilidade bem maior e isso ajuda muito. ’’ declara ainda a estudante Natália Carvalho.

O serviço que é feito por professores mestres, doutores e acompanhado de alunos utiliza produtos de extrema qualidade, a coordenadora e professora mestra responsável pela clinica, Edilaine Fernandes, afirma que o espaço não fica devendo nada quando comparado com outras clinicas.

A coordenadora conta ainda que a população ganha muito com os serviços prestados e que os preços acessíveis é uma forma de apoio necessário. ‘’É dar assistência para essa comunidade de baixo poder aquisitivo com serviço de extrema qualidade e num preço muito acessível. A gente trabalha aqui só com custos, então o proprietário que chega aqui, nós fazemos um cálculo do que necessitaria de usar no paciente e o orçamento é passado perante o que ele precisa.’’Explana.

Teoria X Prática

Os estudantes que exercem a função de estagiários na clínica têm a oportunidade de vivenciar e ter a certeza sobre o dia a dia do profissional de Medicina Veterinária. Os alunos são responsáveis pelo atendimento ao proprietário e ao animal, questões relacionadas a valores e cobranças, pesagem, entrevista com o tutor do animal, avaliação clínica, coleta de exames, processamento de exame (caso seja feito na instituição), preenchimento de receita, explicação sobre o processo de tratamento, acompanhamento de processos cirúrgicos e agendamento de retorno, sendo sempre supervisionados por um profissional veterinário.

Edilaine Fernandes explica que a função primordial é trazer na prática o que eles aprendem na teoria. ‘’ Aqui na fazenda escola nós trabalhamos com o que é chamado de ‘’tripé’’ que é o ensino, pesquisa e extensão. Então eles aprendem na sala de aula e aprendem na rotina como que se trabalha. ’’

Atualmente são oito estagiários curriculares e cerca de vinte e nove extracurriculares e mais seis alunos de pós-graduação empenhados em desenvolver as atividades.  ‘’O diferencial da nossa instituição é deixar o aluno ser médico veterinário nesse momento, sendo supervisionado sempre, mas com uma liberdade maior. ’’ descreve a coordenadora.

Adriana Alves já percebeu o cuidado especial da clínica e diz que o local foi um presente de Deus. ‘’Todos os animais que eu trago aqui eu recebo uma resposta. Já trouxe cachorro da minha mãe, de vizinho, de rua... E eles sempre me dão um retorno maravilhoso. O atendimento e a importância que dão para o animal são excelentes’’ observa. 

Atualmente a clínica veterinária realiza atendimentos de segunda a sexta feira, das 13h às 17h. Entretanto, a partir do mês de Abril o atendimento passará a funcionar também na parte da manhã, das 9h ao 12h.