Febre amarela: os sintomas e como se prevenir

Por Capital do Entorno 25/01/2018 - 10:57 hs

Vai viajar? Procure seu cartão de vacina e verifique se está com a vacina de febre amarela em dia, entre outras. Em alguns estados do Brasil são registrados casos de pessoas com febre amarela, com mortes. Por isso, antes de viajar, é importante saber se o local para onde está indo tem foco da doença. O alerta é do site do Ipasgo.

A febre amarela é uma doença viral transmitida por meio de mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. No meio urbano, a transmissão se dá pelo Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Na área silvestre, o principal vetor é o mosquito Haemagogus. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

Os sintomas da febre amarela podem ser confundidos com outras doenças como febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, mal-estar e em casos mais evoluídos icterícia (olhos e peles amarelados), hemorragia, insuficiência hepática e renal. Por isso se você não é vacinado, visitou algum lugar com o foco da doença e está sentindo esses sintomas, deve ficar em alerta.

Existe prevenção para essa doença: a vacinação. Ela é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. É importante vacinar dez dias antes de viajar para algum lugar de risco de transmissão da doença. Além disso, ela é indicada para todas as pessoas que moram em lugares de risco da doença: zona rural da Região Norte, Centro-Oeste,  Maranhão, parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.