Rei Pelé por Rene Nascimento

Um mito por trás de um rei.

Por Sula Costa 19/01/2018 - 10:58 hs

O artista plástico mineiro Renê Nascimento é autêntico e genial.
Ousado e corajoso , o mineiro radicado em New York por mais de 20 anos trata da sua arte com euforia. Renê Nascimento que é graduado pela Escola de Belas Artes da UFMG, e em pouco tempo já estava expondo em galerias do exigente mercado mineiro das artes.

Como todo começo se conta com apoios e incentivos, ele faz questão de citar nomes de pessoas que foram fundamentais no seu começo. Esclarece que a lista é imensa, mas como ele mesmo disse, não se poderia esquecer de mencionar Eduardo Couri, Kátia Lage, Zé Vicente, Rosalina Fonseca, Edimar Araújo, Yara Tupinambá, Álvaro Apocalypse, Rogério Santiago e a saudosa Maristela Tristão, entre uma centena deles.

Destacou-se  na feitura de uma série de painéis com temas brasileiros, que encantavam restaurantes brasileiros pelo mundo afora, e que acabou virando moda, fato que fazia uma enorme diferença.

Pinta retratos de pessoas normais e famosas, e ficou conhecido os EUA por retratar bicicletas.

Outro destaque internacional foi quando o artista retratou o rei Pelé para a Organização Cultural Casa do Brasil em new York. A obra de 1,80 m , permaneceu por vários anos no prédio da Casa do Brasil em Manhattan.             

 Os americanos já sabiam que o Rei do Futebol - Pelé é considerado o maior jogador da história do futebol desde quando recebeu o título de Atleta do Século (20), em 15 de maio de 1981,quando o atleta transferiu-se para o New York Cosmos em 1975, fechando a maior transação do futebol até o fim dos anos 1970. A última partida pelo time americano foi: New York Cosmos 2 x 1 Santos, no Giants Stadium (Nova York), Cosmos 2 x 1 Santos, no Giants Stadium (Nova York), em 1 de outubro de 1977. Pelé atuou um tempo por cada equipe. Sua despedida definitiva do futebol deu-se aos 37 anos, e, foi à partir daí que o artista plástico mineiro, radicado nos Estados Unidos há mais de 20 anos - Rene Nascimento inspirou-se em produzir uma de suas mais fantásticas obras em homenagem ao Rei do Futebol (Pele).