Carambola faz mal à saúde?

Bonita e suculenta, a fruta é um perigo para os portadores de doença renal crônica

Por Lettera Comunicação 12/12/2017 - 12:02 hs

Muito saborosa e uma ótima opção para decorar drinks e pratos, principalmente nas festas de final do ano, devido às suas fatias em formato de estrela, a carambola merece uma atenção especial quanto ao seu consumo.

A fruta contém a caramboxina, uma substância muito prejudicial para os portadores de doença renal crônica que estejam ou não em tratamento. O consumo da carambola por esses pacientes pode causar crise de soluços contínuos, náuseas, vômitos, confusão mental e até quadros mais sérios como convulsões e morte.

“Quando os rins não estão funcionando bem, o organismo acaba retendo substâncias, algumas bastante nocivas, como é o caso da caramboxina que reduz a função renal independentemente do estágio da doença. No caso de uma intoxicação é necessário realizar uma hemodiálise de urgência”, explica a nefrologista Isabela Novais Medeiros, responsável pelas unidades do Ineb Ceilândia e Águas Claras.

Apesar da intoxicação por carambola não ser comum em pessoas com rins saudáveis, a fruta deve ser consumida com moderação. “Existem casos de pessoas que, ao ingerirem uma grande quantidade da fruta ou do suco, apresentaram lesão renal aguda. A carambola também possui ácido oxálico, substância que pode ser responsável pela formação das conhecidas pedras nos rins”, alerta a profissional do Ineb.

Sobre o Ineb

O Instituto de Nefrologia de Brasília (Ineb) nasceu da fusão do Instituto de Nefrologia e da Renal Vida. Com a experiência de há três anos ser o responsável pelo Serviço de Nefrologia do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, o Ineb está num momento de expansão de serviço de saúde que une tecnologia de ponta, humanização e individualização do tratamento. Neste projeto de ampliação, além de duas clínicas em Brasília – uma em Águas Claras e outra em Ceilândia - já conta com três clínicas em funcionamento no Estado de São Paulo e mais duas em construção. O Ineb Ceilândia fica no QCNM 1, Bloco 1, Lote 03, Loja 1, telefone (61) 3797-1340. E o Ineb Águas Claras está localizado na Avenida Sibipiruna, Lote 14, telefone (61) 3578-3379.