Rollemberg faz balanço da gestão para blogueiros de política do DF

Entrevista coletiva a membros da associação que representa a categoria ocorreu nesta segunda (4), no Palácio do Buriti. Governador destacou entregas ainda este ano e em 2018, como a da infraestrutura do Trecho 1 no Sol Nascente e a urbanização da orla do Lago Paranoá

Por MARYNA LACERDA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA 05/12/2017 - 10:11 hs
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Em entrevista coletiva a membros da Associação de Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno, nesta segunda-feira (4), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, fez um balanço dos principais pontos da gestão e apresentou perspectivas para 2018.

A inauguração, até janeiro, do Trecho 1 do Sol Nascente, em Ceilândia, a urbanização da orla do Lago Paranoá até fevereiro e o fechamento do lixão da Estrutural são algumas das ações previstas para o próximo ano. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

As obras do Trecho 1 do Sol Nascente, em estágio avançado, abrangem 25,5 quilômetros de redes de drenagem, cinco lagoas de detenção e 304,9 mil metros quadrados de vias pavimentadas nessa etapa.

A entrega seria em dezembro de 2017, mas Rollemberg explicou que a data precisou ser revista para o mês seguinte. Isso se deveu a questões que não podiam ser previstas no projeto inicial, como afloramento de água onde a rede de drenagem está em implementação.

“Queríamos entregar até 25 de dezembro, não sei se será possível. Se não for, certamente em janeiro inauguraremos todo o Trecho 1”, garantiu o governador.

"De tudo o que foi iniciado e maturado ao longo do governo, grande parte será entregue"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Segundo ele, o próximo ano será o momento de o Executivo concluir projetos. “De tudo o que foi iniciado e maturado ao longo do governo, grande parte será entregue”, disse Rollemberg.

Uma das prioridades para 2018 é a entrega e o começo das atividades do Sistema Produtor Corumbá, em Valparaíso (GO). Serão captados 2,8 mil litros de água por segundo na primeira etapa dos trabalhos — 1,4 mil para o DF e 1,4 mil para Goiás. Em um segundo momento, para além de 2018, a captação chegará a 5,6 mil litros por segundo, metade para cada um.

Orla do Lago Paranoá livre em 2018

A orla do Lago Paranoá, por exemplo, ficará disponível à comunidade já a partir deste mês de dezembro. Além disso, em fevereiro, parte da urbanização da área será concluída. “É nosso objetivo que toda aquela área que liga o Parque da Asa Delta com o Parque da Península e o Pontão do Lago Sul seja devolvida à população com ciclovia, arborização, pista de caminhada”, informou o governador.

A incorporação dos catadores de material reciclável ao processo produtivo permitirá a completa desativação do lixão da Estrutural. O fechamento está previsto para 20 de janeiro.

Controle fiscal melhorou desempenho de empresas públicas

Como parte dos esforços para reequilíbrio das contas do Distrito Federal, o governo de Brasília incentivou a melhoria da gestão de empresas públicas e do Banco de Brasília, como destacou Rollemberg. “O BRB, como as demais empresas públicas do DF, saiu de uma situação de dificuldade para uma de saúde financeira. O BRB muito provavelmente este ano terá o maior lucro da sua história.”

No encontro com os blogueiros de política local, Rollemberg também ressaltou o encaminhamento à Câmara Legislativa de proposta de mudança da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A ideia é que a modificação permita contratar outros 170 médicos para a rede de saúde do Distrito Federal ainda em 2017. O texto aguarda análise dos deputados distritais.

Com esse reforço, espera-se diminuir a carência de servidores da Saúde e os impactos da alteração da carga horária de 24 para 20 horas de trabalho.

A redução foi aprovada em 2013 e passou a vigorar em 2015. “Do dia para a noite, perdemos 17% da carga horária de alguns profissionais”, destacou o governador.

inauguração de mais 220 leitos do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar vai permitir ampliação do atendimento de média e alta complexidades em pediatria. Desses, 38 são leitos de unidade de terapia intensiva pediátrica.

A Associação de Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno foi criada em dezembro de 2014 com o objetivo de fortalecer o segmento, segundo o presidente, Sandro Gianelli. “Queremos mudar a imagem dos blogueiros no DF e participar de forma ativa nas próximas eleições”, explicou o dirigente da entidade.

O secretário de Comunicação do governo de Brasília, Paulo Fona, acompanhou a entrevista coletiva.