Web-série infantil brasiliense estimula o desenvolvimento comportamental das crianças

Com o auxílio da Psicopedagogia, Caninópolis explora a diversidade e, de modo lúdico, traz multiaprendizagem para os pequenos

Por Capital do Entorno 20/11/2017 - 08:18 hs

Pouca gente sabe, mas os desenhos infantis, em sua maioria, contam com uma fundamentação pedagógica para estimular o desenvolvimento comportamental e sociocultural das crianças. Na web-série brasiliense, recém-criada pela agência Klimt Publicidade, este foi um dos pontos que mereceram maior cuidado e atenção.

Para isso, os idealizadores do projeto – os publicitários e sócios Rafael Frota e Renato Blanco - buscaram o suporte da psicopedagoga Beatriz Ramos Pereira, que analisou a programação ofertada, atualmente, pelo mercado, identificando gapsque não poderiam ser reproduzidos nos episódios de Caninópolis.

A missão de criar os filhos e formar o caráter deles não têm sido tarefa fácil para a sociedade moderna. Os motivos são os mais diversos, incluindo os conteúdos transmitidos pela TV e pela internet. “Inspirar e motivar nossas crianças a serem adultos de bem é uma conquista diária”, afirma Rafael Frota, que acaba de ser pai e se inspirou no filho para edificar em parceria com Renato e a equipe técnica, a iniciativa.

Psicóloga formada pela UnB, psicopedagoga, e especialista em Terapia Comportamental Infanto-Juvenil, Beatriz conta que o projeto foi elaborado com o objetivo de respeitar as janelas de desenvolvimento das crianças, como seu ciclo biológico, afetivo, social e psicológico. Segundo ela, “A web-série é mais do que um desenho, ela serve como material lúdico e educativo, preparando as crianças para o desempenho de papéis sociais e para a compreensão do mundo. ”

Caninópolis – O nome da série refere-se a uma cidade povoada por cachorros. Neste local, existe um grupinho de cachorros que são muito amigos e são liderados por Otto. A primeira temporada apresenta canções com temas voltados para situações iniciais do aprendizado infantil, como ensino das cores, dos números, nome dos animais e esportes. A web-série também conta com episódios de canção de ninar e uma homenagens aos pais.

Com a premissa e respeito pela diversidade, e para que crianças aprendam a respeitar as singularidades humanas, os personagens foram desenhados e pensados com o intuito de serem diferentes, assim como ocorre na vida real. Eles trazem perfis que são intuitivos ao caráter das crianças: Otto exerce a liderança da turma, é criativo e tem facilidade para fazer amigos. Mel é blogueira, gosta de moda e beleza, além de ser uma personagem extremamente meiga. Ralf é tranquilo e muito sossegado, e com um apetite e por isso é o comilão da turma. Luka é a aventureira, ama a natureza e os animais, é corajosa e adora esportes radicais. E por fim, Flip, agitado, o que fala rápido, pensa rápido, é o engraçadão da turma, está sempre fazendo piada.

A psicopedagoga recomenda que os pais extrapolem o olhar com relação aos desenhos, e tenham um olhar crítico. “Observe se ali existe, de alguma maneira, uma ferramenta educativa, quais habilidades e valores o desenho pode trazer como contribuição no desenvolvimento dos seus filhos e outros benefícios de aprendizagem”, afirma.

Para a profissional, Caninópolis pode servir como uma ferramenta que auxilia os pais nos primeiros anos de educação e aprendizagem que antecedem os anos escolares, ou que vão além do ambiente escolar para as crianças que já estudam, vindo a somar esforços no desenvolvimento social das crianças que assistem e, ao mesmo tempo, aprendem.

Onde assistir: A web-série está disponível gratuitamente no canal do Youtube: https://www.youtube.com/caninopolis


Confira os aspectos psicopedagógicos explorados pela websérie:

 


 

Sobre a Klimt Publicidade – Com nove anos de atuação no mercado, a Klimt Publicidade, que tem como sócios Rafael Frota e Renato Blanco, trabalha com publicidade online, marketing digital, criação sem esquecer da publicidade off-line. Com portfólio rico, fruto de estratégias ousadas, a agência visa inovação em seus trabalhos sempre observando as características do público alvo.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – KLIMT PUBLICIDADE

Proativa Comunicação