Coluna Flávio Resende

Por Flávio Resende 25/10/2017 - 19:16 hs

Economia

 

Empresários de todo Brasil discutem

projeções para o varejo em 2018

Legenda: Edição passada do evento ocorreu em 2015

Com a perspectiva de crescimento de 2,5% no volume de vendas até o fim de 2017, empresários de todo país se reúnem durante dois dias, em Brasília, para discutir os principais gargalos do setor de comércio e serviços e o papel do varejo na retomada do crescimento econômico. Este e outros temas serão tratados no III Fórum Nacional do Comércio, evento promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, nos dias 24 e 25 de outubro, no Royal Tulip.

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o encontro com empresário, políticos e lideranças do setor é uma oportunidade para discutir os novos rumos do varejo. “A retomada gradativa da economia e o crescimento do varejo andam juntos no Brasil. Por isso é tão importante traçar estratégias e alinhar expectativas para o futuro”, destacou Honório Pinheiro.

Representando o setor que emprega 19,1% dos trabalhadores formais de todo país e responde por 47,4% do PIB nacional, a CNDL provocará um importante debate que tem impacto diretos no varejo: as reformas estruturantes. Com o tema “As Reformas Estruturadoras para um Brasil Novo”, um painel reunirá os relatores da modernização trabalhista, o deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), da reforma tributária, Carlos Hauly (PSDB/PR) e reforma previdenciária, Arthur Maia (PPS/BA).

SERVIÇO:

O que: II Fórum Nacional do Comércio

Quando: 24 e 25 de outubro

Onde: Royal Tulip, Brasília

 

 

***

 

Esporte


Caixa Wine Run acontece em novembro

 

A Caixa Wine Run, já tradicional no Nordeste e no Sul do País, terá sua primeira edição no Distrito Federal. O evento, que une corrida e cultura do vinho, será realizado no próximo dia 5 de novembro, em Brasília, e contará com uma presença muito especial. Vanderlei Cordeiro de Lima, atleta da Caixa e padrinho da prova, estará na cidade para acompanhar a disputa.  

 

As inscrições para o primeiro lote já estão abertas, com valor de R$ 99,00 (por atleta), nas categorias Individual Geral, por Idade masculina e feminina - 18 a 24 anos; 25 a 29 anos; 30 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e acima de 60 anos - e Duplas (dupla geral – masculina, feminina e mista). Atletas acima de 60 anos têm desconto de 50%. Mais informações: www.winerun.com.br.


 

  ***

Saúde

IMEB é a primeira clínica no DF

a adquirir o novo mamógrafo digital



Acaba de chegar em Brasília o novo mamógrafo digital que promete tornar o exame de mama menos dolorido e mais eficiente. Trata do Senographe Pristina ou Pristina, aparelho cuja tecnologia permite que a própria paciente faça a compressão mamária, através de um controle remoto sem fio. A tecnologia, desenvolvida por uma equipe de mulheres da GE Healthcare, foi adquirida pelo IMEB (Imagens Médicas de Brasília), sendo a primeira disponível no Distrito Federal.  Conhecida por causar dor e incômodo, a mamografia convencional é motivo de forte resistência, a ponto de algumas mulheres evitarem se submeter a tal procedimento. Foi o que apontou pesquisa de 2013 do IBGE: entre as razões que levaram 40% de mulheres, entre 50 e 69 anos, a não fazer o exame, o receio de enfrentar a dor é uma delas.

 

O Pristina se propõe, portanto, a mudar essa realidade, uma vez que a mamografia é um importante exame de rotina, fundamental para a prevenção do câncer de mama, especialmente em mulheres. “Além de permitir que a paciente controle a compressão da mama, o exame possibilita mais eficiência no diagnóstico. Isso porque a tecnologia utilizada, chamada tomossíntese mamária, permite a visualização da mama em vários ângulos, aumentando a probabilidade de um diagnóstico precoce”, explica o médico radiologista do IMEB, Filipe Barra.

 ***

Aviação

 

PEC BRASÍLIA começa esta semana na Granja do Torto

 

 

De 25 a 29 de outubro, o Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto receberá a terceira Mostra Tecnológica da Pecuária do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) – PecBrasília. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor no DF, a PecBrasília reunirá aproximadamente 150 criadores dos seguintes segmentos: bovinocultura de leite e de corte, equideocultura, ovinocultura e caprinocultura.  

Cerca de 1,2 mil animais estarão expostos para venda, além de máquinas agrícolas.Em 2016, o evento movimentou mais de R$ 2 milhões em negócios. “Temos uma boa estrutura fundiária e diversificação de produtos que saem daqui, o que é muito bom para a economia”, destacou o secretário de Agricultura do DF, Argileu Martins da Silva, ao apresentar os números da produtividade agrícola no DF. “É um setor estratégico, importante não só no âmbito econômico como no social e no ambiental”, acrescentou.

 

***

Oportunidade

 

Twitter lança Programa de Estágio no Brasil

O Twitter Brasil selecionará 9 estudantes para fazer estágio em seu escritório em São Paulo. As vagas são para diversas áreas e cursos. Podem se candidatar estudantes com formação prevista entre junho e dezembro de 2019 com conhecimentos em um segundo idioma e disponibilidade para estagiar em São Paulo. As inscrições vão até 20/11 através do site www.ciadeestagios.com.br/twitter.