Cursistas da Guarda Municipal passam por treinamento de defesa pessoal no IFG

A capacitação técnica foi dividida em oficinas de Defesa Pessoal com Bastão, Caratê, Judô e Karav Haganah (treinamento do Serviço de Inteligência de Israel).

Por Capital do Entorno 10/08/2017 - 11:56 hs

Na quarta-feira, dia 09 de agosto, os 67 cursistas da Guarda Municipal de Valparaíso de Goiás iniciaram a importante etapa de treinamento voltada para a defesa pessoal.

 

O trabalho de qualificação é realizado no Câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) e acontece graças a uma parceria entre o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás.

 

A capacitação técnica foi dividida em oficinas de Defesa Pessoal com Bastão, Caratê, Judô e Karav Haganah (treinamento do Serviço de Inteligência de Israel). Durante as atividades preparatórias, os alunos estão recebendo qualificação por meio de aulas teóricas e práticas que visam instruir como eles deverão se comportar excercendo a função de guarda municipal. 

 

É importante informar que os participantes seguem sendo orientados pelos melhores profissionais da região do Entorno do Distrito Federal, que são: Mestre Kadosh Lucena, do Centro de Treinamento de MMA Tererê – Gama (DF); Professor Ueverton, da Academia Active Boy – Santo Antônio do Descoberto (GO); Professor Adriano da Silva, da Academia Malharteam –  distrito do Jardim Ingá (GO); Professor Edmilson Santos, da Academia Okimawa – Santo Antônio do Descoberto (GO).

 

Mais informações sobre o treinamento da Guarda Municipal de Valparaíso de Goiás

 

O Curso de Formação da Guarda Municipal foi iniciado na semana passada e acontecerá durante 90 dias. Ele terá a duração de 1050 horas aulas, que são realizadas em tempo integral e estão divididas em 44 disciplinas. 

 

Os alunos são preparados de 07h15 às 18h00. No IFG eles recebem almoço e contam com aulas em regime de auditório, que são baseadas no modelo estadunidense de academia, onde o professor tem condições de lecionar ao mesmo tempo para 200 pessoas. 

 

O policial militar Wellington Campelo, representante da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás – Pacto Social Goiás Pela Vida, destaca que as disciplinas do Curso de Formação são voltadas para o desenvolvimento intelectual, baseando-se na matriz curricular de formação dos guardas civis municipais do Ministério da Justiça e nas matérias do Instituto Federal de Goiás. “Aqui os cursistas terão aulas de defesa pessoal, de cidadania e política, direitos humanos, abordagens, bloqueio policial, entre outras”, ressalta.

 

Ainda de acordo com Campelo, no final do curso os alunos terão que apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.  Os trabalhos focarão os projetos de resolução social, onde os futuros guardas municipais terão de colaborar de alguma forma com a área de segurança pública

 

A expectativa da Prefeitura de Valparaíso é de que a Guarda Municipal comece a atuar na primeira quinzena do mês de novembro deste ano.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás