Guarda Municipal já é realidade em Valparaíso de Goiás

A Prefeitura Municipal trabalha com o intuito de formar agentes a partir de uma perspectiva humanizada, pautada pelo respeito aos direitos humanos e a diversidade social

Por Capital do Entorno 06/08/2017 - 16:36 hs

A tão sonhada Guarda Municipal já é realidade no município de Valparaíso de Goiás. Na quinta-feira, 03 de agosto, os futuros guardas municipais participaram do 5º Seminário Regional de Segurança Pública da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) e de mais um dia do Curso de Formação.

 

As aulas do curso de capacitação foram iniciadas no dia 31 de julho e estão sendo realizadas no auditório do Câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG). Essa etapa é essencial e oferece aos futuros guardas palestras teóricas de conteúdo normativo, conhecimento e orientações em diversas áreas.

 

Segundo Antonio José de Oliveira Aguiar, Comandante da Guarda Municipal, o curso oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública será promovido durante 90 dias e tem como objetivo preparar os 67 cursistas para situações comuns que irão enfrentar no dia-a-dia. Os participantes aprenderão sobre abordagem, direção defensiva, direitos humanos, preservação do local de crime, primeiros socorros, uso progressivo da força e uso de armamentos não letais. “Esse curso engloba o que há de melhor na área de segurança pública. A nossa expectativa é grande e está tudo transcorrendo dentro daquilo que planejamos. Esperamos estar com o nosso efetivo nas ruas até a primeira quinzena do mês de novembro”, concluiu.

 

Hernany Bueno, assessor da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás e gerente de Projeto do Curso de Formação da Guarda Municipal, informou que este é um projeto que está convalidado pela Conferência Nacional das Guardas, pelo Ministério da Justiça e pelos três entes federados, que são o Instituto Federal de Goiás, Estado de Goiás e os Municípios. “Aqui estamos formando guardas municipais que irão exercer suas atividades do cotidiano e que estarão preparados para combater a violência e o crime. Eles estarão preparados para fazer o policiamento a partir de uma análise criminal, um planejamento cientifico e orientado para solucionar o problema. Além disso, será uma guarda preventiva, pronta para o enfrentamento e realizar uma repressão qualificada”, afirmou.

 

O curso terá a duração de 1050 horas aulas dividas em 44 disciplinas, onde podemos destacar: Direitos Humanos, Valorização Profissional e Saúde do Guarda Municipal, Cidadania e Política, Violência, Crime e Controle Social, Língua Portuguesa, Metodologia Cientifica, Urbanização e Segurança Pública, Gestão e Governança, Preservação e Gestão Ambiental, Condicionamento Físico, Atividades Extras-Curriculares Com Projetos e Outras Ações Transversais, Estrutura Organizacional, Divisão Administrativa, Política de Segurança Pública e o Papel da Guarda Municipal, Defesa Pessoal, Procedimento Operacional Padrão, Noções Básicas de Combate a Incêndio, Introdução a Ordem Unida, Todas as Legislações, Ética Profissional, Procedimentos do Trânsito, dentre outras.

 

A Prefeitura Municipal trabalha com o intuito de formar agentes a partir de uma perspectiva humanizada, pautada pelo respeito aos direitos humanos e a diversidade social, buscando promover o pleno exercício da sua profissão e a garantia dos direitos do cidadão.

 

Para o prefeito Pábio Mossoró, a implantação da Guarda Municipal de Valparaíso é especial para a cidade porque combater a violência é um assunto complexo e abrangente, que envolve várias frentes de trabalho da gestão pública. “Este é um passo importante para darmos mais tranquilidade as nossas famílias, mas é só começo, é um dos suportes que sustentam a segurança pública em uma cidade. Temos que ter emprego, oportunidade, saúde, lazer, educação. E para isso, o governo municipal tem trabalhado muito todos os dias. E graças as constantes parcerias do Governo do Estado, governador Marconi, vice José Eliton, graças ao apoio da deputada Leda Borges, do deputado Célio Silveira, dos nossos vereadores e de toda nossa equipe de governo, nós estamos avançando nas melhorias para nossa cidade”, disse o chefe do Executivo.

 

Participaram também do Seminário o professor Julio Alejandro Quezada, representante da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciaria do Estado de Goiás; Rafael Raeff Rocha, Coordenador da Coordenação Geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública, e representante do Secretário Nacional de Segurança Pública – SENASP/Ministério da Justiça; Francisco Oséias, presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil;  Tenente-Coronel Marques Nunes Azevedo, Comandante do 5º CRPM; Zeli Fritsche, vice-prefeita de Valparaíso; Rosangela Palácio, secretária municipal de Administração e Recursos Humanos; Marizangêla de Bortolo Pinto, IFG Câmpus de Luziânia; Alceu Gomes, vereador e presidente da Câmara de Valparaíso; Antonio Ferreira, vereador de Valparaíso; Célio Silveira, deputado federal; Fábio Correia, prefeito de Cidade Ocidental; Sonia Chaves, prefeita de Novo Gama; entre outras autoridades e representantes da comunidade. 

 

Assista o vídeo abaixo e confira mais detalhes: 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás